a-casca-de-coco-verde-na-producao-de-adubo

A casca de coco verde na produção de adubo

A Reutilização da casca do coco verde pode ser utilizada na produção de adubo e outros materiais

A casca verde do coco é um dos melhores materiais para a produção de adubo, fibras e pó, apesar de 80% a 85% do seu peso bruto ser considerada lixo. Empresa de coco natural, EdenCoco, traz novas maneiras sustentáveis de consumir o coco verde.

O lixo feito pela casca do coco verde

Estima-se que 80% a 85% do peso bruto do coco verde é considerada lixo e cerca de 70% de todo lixo gerado nas praias brasileiras é pelo consumo desse fruto, pois pouco se sabe hoje em dia, mas a casca do coco verde leva mais de 8 anos para se decompor.

De acordo com Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), após o consumo o fruto é descartado em lixões, aterros e vazadouros e é um potencial emissor de gases estufa (metano), como todas as matérias orgânicas, além de beneficiar na proliferação de vetores de doenças, contaminação do solo e corpos d’água, além da inevitável destruição da paisagem urbana.

Benefícios da casca do coco

Apesar de todos esses contras em relação a casca do coco, o fruto também tem seus pós. O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Fábio Miranda, explica que a casca de coco verde além de ser rica em nitrogênio, magnésio e outros nutrientes em menor quantidade, também é fonte de nutrientes para adubo de outras plantações, uma vez que é rica em potássio e cálcio.

Entretanto para a criação desse adubo é preciso utilizar uma técnica na qual consiste na trituração da casca verde em equipamento especialmente desenvolvido para este fim e consequentemente o material é passado por um processo de compostagem diferente de resíduos de fácil biodegradação.

Além do uso para adubo, segundo Raimundo Camelo Mororó, a casca do fruto também serve para a extração de  fibras de diferentes comprimentos que servem na fabricação de diferentes artigos, como vestuário, tapetes, sacaria, almofadas, acolchoados para a indústria automobilística, escovas, e entre outros.

Empresa engajada nos benéficos do coco

A EdenCoco, é uma das novas empresas no mercado Brasileiro que está seguindo a ideia de consumir o coco sem agredir o meio ambiente.

Fundada na cidade de Valinhos, São Paulo, a EdenCoco é uma empresa do setor de bebida saudável que trouxe para os amantes do coco uma nova forma fácil, diferente e sustentável de consumir o coco verde. A empresa trouxe para o mercado o coco em sua embalagem natural, sem nenhum aditivo químico e também já sem a casca verde do fruto.

Mas por que retirar a casca do coco?

De acordo com a empresa, um dos motivos principais é a redução do peso do coco de 2.5kg para 700g, que permite a redução lixo de 3 a 4 vezes menor.

Além disso, a empresa afirma também que o coco verde, ao ser consumido com casca, faz com que não ocorra a trituração do fruto, e consequentemente vai parar no lixão, aonde não é reciclado e nisso o cria muitos resíduos, mau cheiro e mosquitos.

O diferencial da empresa não para por aí, para a comercialização do produto é retirada 70% da casca externa do coco verde. Esse insumo retirado é revertido às cooperativas de reciclagem para ser utilizado como matéria-prima para fabricação de diversos produtos, desde vassouras até acolchoados na indústria automobilística.

Outra parte desse insumo também é direcionado à área de fertilizantes em fazendas parceiras, o qual é misturado a outros elementos naturais para ser utilizado como adubação e compostagem orgânica, de modo a favorecer o cultivo não-tóxico e orgânico dos cocos selecionados da marca.

Ingredientes

50g de manteiga

500 g of organic chicken (in strips or cubes)

10g de alho picado

1 cebola pequena picada

100g de coco fresco em cubos

200g de molho de tomate

200 ml de leite de coco

Cebolinha e salsinha

Sal e pimenta

10g de gengibre ralado

10g curry

Batatas

Alecrim

Tomilho

Sal grosso

Modo de Preparo

1° Na panela, coloque a manteiga, alho e cebola

e deixar fritar por alguns minutos.

2° Juntar o curry e o frango até cozinhar o frango,

em seguida adicionar o molho de tomate, o

gengibre ralado, os cubos de coco fresco,

finalizando com o leite de coco

3° Apague o fogo.

4°Tempere com sal, pimenta, cebolinha, salsinha.

5° Para as batatas, corte em 4, misturando com

azeite, alecrim, tomilho, sal grosso

6° Leve para o forno a 200 graus por 30 minutos.

7° Sirva com arroz branco e as batatas.

Reproduzir vídeo

Gostou da nova receita? Deixe seu comentário e compartilhe para seus amigos e familia!

admin

admin

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

×